Análise Colossal: Rodan (Showa)

 

O ovo de Rodan foi preservado nas profundezas do Monte Aso em Kyushu, Japão, por mais de 200 milhões de anos. A radiação dos testes de bombas atômica na década de 50 afetou o ovo da criatura, causando ela a eclodir quando a caverna foi desenterrada. O recém-nascido, rapidamente maduro começou a aterrorizar os céus sobre o globo, facilmente lidando com os jatos de combate e deixando rastros de destruição no seu despertar. Quando o monstro aterrissou em Fukuoka e confrontou a JSDF, seu companheiro aparece, e os dois Rodans decimaram a cidade e as forças da JSDF antes de eles retornarem para seus ninhos no Monte Aso. A JSDF elabora um plano para fazer o vulcão entrar em erupção enquanto os Rodans estavam no ninho usando mísseis. Com sucesso, ambos os Rodans foram submergidos na lava, matando-os no processo, no entanto, um único Rodan emergiu da cratera do Monte Aso oito anos depois.

Rodan voou até Yokohama, onde ele encontrou Godzilla. Ambos lutaram no Monte Fuji, mas foram interrompidos por Mothra, que conseguem deixar a sua rivalidade de lado e ajudá-la a derrotar o monstro espacial King Ghidorah. Seus esforços combinados fizeram King Ghidorah retornar ao vácuo do espaço. No ano de 196X, Rodan estava hibernando em um penhasco, até que ele foi abduzido pelos Xiliens e levado para o Planeta X junto com Godzilla, para lutar contra King Ghidorah novamente. Após os dois derrotarem King Ghidorah novamente, os Xiliens enviaram os três monstros para a Terra, que agora, estavam sobre o controle dos alienígenas, com o objetivo de conquistar a Terra. A humanidade consegue quebrar o controle mental dos Xiliens e derrotá-los, libertando Godzilla e Rodan, os dois enfrentam mais uma vez King Ghidorah, o derrubando no oceano para retornar ao espaço. Nenhum dos dois monstros retornaram a superfície, mas ambos sobrevivem, e retornam em 1972, vivendo juntos na Ilha dos Monstros. Em 197X, testes nucleares nas Ilhas Aleutas causaram ondas de choque sísmicas que alcançaram a ilha, derrubando Rodan e partindo a ilha ao meio. No fim do século 20, Rodan vive na Monsterland com os outros monstros da Terra. Os Kilaaks tomaram a ilha e enviaram os monstros para atacar as grandes cidades da Terra, Rodan atacou Moscow antes de invadir Tóquio junto com Godzilla, Mothra e Manda. Um tripulante do Moonlight SY-3 destruiu a aparelho de controle mental dos Kilaaks, e com isso, Rodan se junta com os outros monstros da Terra em Aokigahara para atacar a base alienígena no Monte Fuji. Ele então se junta na batalha contra King Ghidorah, e após a morte do dragão espacial, ele é atacado pelo Fire Dragon. Após a derrota definitiva dos Kilaaks, Rodan retornou para a Monsterland para viver em paz com os outros monstros.

Força

Rodan pode sustentar o seu próprio peso de 15 mil toneladas mesmo em voo. Ele pode derrubar monstros como King Ghidorah por atingi-lo no céu em velocidade máxima. Rodan é forte o suficiente para carregar outros monstros como Godzilla, que pesa 25 mil toneladas e a Mothra larva de 10 mil toneladas, além de outros materiais como rochas.

Velocidade

Rodan é um dos melhores kaijus em velocidade, embora fontes oficiais mencionam sua velocidade de voo sendo somente Mach 1,5. Rodan no seu filme de 1956, voou de Pequim, China até Manila, Filipinas em um tempo de 20 minutos, esse feito foi calculado em Mach 6,98, Hipersônico.

Durabilidade

Rodan é bastante durável, sendo imune a qualquer armamento convencional da JSDF. Ele também não parece se machucar com a respiração atômica de Godzilla ou os raios gravitacionais de King Ghidorah, somente balançando a sua cabeça em sinal de irritação.

Poder Destrutivo

Rodan causa destruição em massa mesmo quando voa, gerando estrondos sônicos, que foram calculados entre 542,37 Toneladas de TNT até 1,08 Quilotons de TNT. Como mencionado, ele pode derrubar monstros como King Ghidorah com suas investidas e lutar brevemente contra Godzilla.

Poderes e Habilidades

Voo

Rodan pode voar a velocidades hipersônicas, gerando estrondos sônicos sem esforço.

Imortalidade por longevidade

Rodan tem mais de 200 milhões de anos, e não parece morrer por causas naturais como velhice.

Geração de ventos

Rodan pode produzir fortes ventanias por bater as suas asas rapidamente.

Respiração de gás radioativo

Rodan pode liberar uma rajada de gás radioativo de sua boca.

Independência de oxigênio

Rodan não precisa de oxigênio para sobreviver devido a poder lutar no Planeta X, que não possui atmosfera. Rodan também parece poder permanecer no oceano por longos períodos de tempo.

Fraquezas

Os primeiros Rodans eram suscetíveis a calor, visto que ambos morreram na erupção no Monte Aso. No entanto, o novo Rodan aparentemente adquire resistência ao calor devido a sobreviver a respiração atômica de Godzilla, que tem a temperatura de 100 mil graus celsius.


Resumo

Rodan pode carregar objetos pesados, como rochas, e até mesmo kaijus como Godzilla e Mothra.
Ajudou Godzilla três vezes quando enfrentou King Ghidorah.
Pode voar a Mach 6,98.
Resistente a respiração atômica e os raios gravitacionais.
Gera energia para destruir vilarejos apenas por voar.
Longevidade.
Geração de ventos por bater asas.
Respiração de gás radioativo.
Independência de oxigênio.
O novo Rodan, diferente de seus pais, é resistente a calor.

Comentários